As ferramentas e os espaços digitais estão se tornando essenciais dentro das empresas, o que está possibilitando cada vez mais que as organizações coletem grande volume de dados de seus clientes e muitas vezes não são capazes de realizar uma análise desses dados que faça sentido e gere insights.

A necessidade de compreender esses dados é urgente, nesse novo cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus a transformação digital passou de um diferencial para essencial. Portanto, é necessário estabelecer processos capazes de conectar, estruturar e compreender esses dados. Quando falamos de Big Data, sabemos que uma análise humana é impossível e ineficaz, surgindo então tecnologias e processos inovadores capazes de estudar os dados de uma forma ágil e eficaz. Enquanto isso, surgem também empresas especializadas em processos tecnológicos disruptivos com o intuito de fomentar a transformação digital no mercado.

O termo Machine Learning surgiu com força junto com os avanços da Inteligência Artificial. Veja abaixo o que é Machine Learning e como ele pode acelerar o desenvolvimento da sua empresa:

O que é Machine Learning?

Machine Learning é a prática de usar algoritmos para realizar uma coleta de dados, aprender com eles, e então fazer uma determinação ou predição. Ao invés de implementar as rotinas de software na mão, a máquina é treinada usando uma grande quantidade de dados e algoritmos que dão e ela a habilidade de aprender como executar tarefas.

Um bom exemplo de Machine Learning são as recomendações da Netflix, que indicam sugestões de filmes e séries de acordo com o que o usuário assiste. Dessa forma, é possível reconhecer um padrão entre as escolhas dos usuários, e sugerir programas similares, que façam sentido no contexto de cada usuário. 

Como Aplicar Machine Learning na sua empresa?

As tecnologias podem gerar insights e transformar as operações das organizações. Segue abaixo uma lista de como aplicar Machine Learning na sua empresa:

  • Automação de processos cognitivos: Usando técnicas de machine learning é possível treinar a máquina para tomar decisões e automatizar toda uma etapa de um processo. Um exemplo é a automação de análise documental, onde a máquina é capaz de identificar se os documentos enviados pelo cliente estão completos imediatamente, gerando uma resposta rápida. 
  • Análise e leitura de documentos: Outro processo que pode ser automatizado através de Machine Learning é a leitura, compreensão e extração de dados de documentos complexos.
  • Ouvidoria: É possível revolucionar o processo de atendimento ao cliente do seu negócio automatizando a classificação de reclamações da sua ouvidoria. Usando técnicas de Text Mining combinadas com Machine Learning é possível treinar a máquina para analisar e classificar as reclamações.
  • Vendas: Aplicando Machine Learning no processamento de seus dados é possível classificar seus clientes de acordo com a probabilidade de aquisição de determinados produtos, tornando as vendas muito mais assertivas e reduzindo custos nas campanhas de marketing. 
  • Insights: Gere insights relevantes que apoiem as tomadas de decisões de seu negócio. Com a análise de sua base de dados feita por uma máquina treinada é possível determinar ações assertivas e prever cenários futuros.

A ciência de dados precisa ser compreendida como um componente fundamental para a transformação digital, pois é a única forma de criar soluções que, de fato, impactam nas tomadas de decisões. De nada adianta essa tecnologia existir se ela não for acessível a todos, portanto, é necessário democratizar o acesso a Inteligência Artificial e seus benefícios.