A Pandemia causada pelo Covid-19 gerou grandes desafios para empresas de todos setores, expondo as fragilidades de adaptação digital. Se, antes da pandemia, a digitalização era uma vantagem para algumas empresas, agora ela se faz essencial a todas. Empresas que se viam no começo de uma jornada de transformação digital, agora se veem forçadas a agilizar esse processo e colocar em prática novas ideias e novos modelos de negócio. 

Nos últimos anos, temos visto uma grande mudança nas estratégias das empresas em como inovar e operacionalizar seus negócios. As práticas como LeanAgile entre outros estão ganhando cada vez mais espaço, visando acompanhar a velocidade e dinâmica que os negócios exigem atualmente.

O que é Transformação Digital?

A Transformação Digital é o processo de utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho de empresas, ampliando seu alcance, reduzindo custos e inovando para otimizar os resultados. A Transformação Digital gera uma mudança de posicionamento em toda a empresa e também em seus clientes.

Fazer uma Transformação Digital significa uma reestruturação de todos os processos da empresa, colocando como elemento central a tecnologia. É necessário absorver a cultura digital para ganhar produtividade, e agora mais que nunca, ter domínio dos atuais desafios impostos pela crise pandêmica em que vivemos.

A transformação Digital requer mudanças radicais na estrutura das empresas, mas isso não significa necessariamente que só grandes empresas com grandes orçamentos possam implementá-la. Muito pelo contrário, em segmentos menores ela é essencial.

Por que investir na Transformação Digital de seu negócio?

O mundo se transformou nos últimos dois anos, trazendo uma quantidade imensa de dados e dispositivos móveis pelo mundo todo. A ampliação de ofertas e produtos tornou a loja física em e-commerce e o surgimento de serviços de compartilhamento, como Uber, Airbnb, já fazem parte do cotidiano das pessoas. A necessidade de investir na Transformação Digital se torna cada vez mais necessária nesse cenário.

Aumento da produtividade

A Transformação Digital permite uma melhoria significativa dos processos internos, tornando-os mais simples e eficientes. Com o aumento da produtividade também é possível reduzir custos operacionais de tarefas.

Um exemplo é a automação dos processos cognitivos. Tarefas que antes demandavam muito tempo e esforço humano para serem realizadas, podem ser automatizadas utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning.

Experiencia do Usuário

O principal foco da Transformação digital é o usuário. Na prática, com a transformação digital é possível segmentar melhor seu público, impactando cada segmento da melhor forma possível, melhorando o relacionamento e sendo mais assertivo em sua estratégia de comunicação.  Outro fator importante a ser destacado é que o monitoramento das redes sociais e canais de comunicação podem trazer inúmeros feedbacks e insights sobre melhorias internas.

Eficiência em processos operacionais

A Transformação Digital melhora os processos operacionais focando em produtividade, o que motiva sua equipe, que deixa de gastar tempo em demandas desnecessárias e pode focar no que realmente importa e agrega valor.

Uma das formas de se transformar digitalmente é converter trabalhos offline em trabalhos digitais. Utilizar ferramentas de gestão de processos pode agilizar todo o processo de implementação e comunicação de uma empresa, reduzindo o tempo gasto em reuniões, por exemplo.