O desafio da Sicredi Pioneira RS

“O principal desafio que a gente tem é realmente agregar valor com essas iniciativas de modo que o analista hoje consiga estar o máximo possível do tempo dele onde ele realmente agrega muito valor nesse tipo de ticket de disposição.”

Marcus Pinheiro, Gerente de Crédito Sicredi Pioneira RS

A agilidade na análise de risco de crédito com Inteligência Artificial

Como funciona a análise técnica

As demonstrações financeiras são a base da análise técnica, sendo elas o retrato oficial da empresa, como a empresa se mostra pro mercado.

E por mais que se tenha algum nível de informalidade ainda em alguns segmentos ou alguns setores, mas são as informações que representam as empresas oficialmente e esses números são a base da análise técnica de crédito.

Logo, à partir desses número inicia-se a análise de risco de crédito, e ter esses números tabulados de uma forma confiável, padronizada para se consiga extrair indicadores parametrizados e consolidados, agiliza muito o processo de análise.

Como funciona o modelo Curadoria Itera

´No modelo Curadoria Itera o cliente nos passa o balanço, nós pilotamos a ferramenta – a plataforma Alice Balanço – e entregamos o dado já planilhado, já pronto.

Esse modelo libera todo o tempo do analista, permitindo focar em atividades que agreguem vais valor. Nossas pesquisas de benchmarks indicam que 33% do tempo de um analista é destinado ao planilhamento de balanços. Ao poupar esse tempo do time, possibilita o deslocamento de esforços capaz de crescer as vendas e prospecções.

O papel do analista de crédito na análise

O principal desafio encarado pelos analistas, na análise de risco de crédito, é exercer suas horas de maneira produtiva.

O planilhamento e consultas manuais de balanços são atividades mecânicas que ocupam muito tempo dos analistas, porém que não agregam valor à operação. Mas os dados provenientes deles ainda são essenciais para exercer as atividades que geram valor, ou seja, para que o analista possa chegar a conclusão de seu parecer ele necessita dos dados planilhados para produzir seu trabalho final.

Inovação aberta brasileira na análise de risco de crédito

Implementação da Alice Balanço

A implementação – ou setup – da Alice Balanço é um dos melhores do mercado, sendo de fácil adaptação e manuseio por parte dos parceiros.

“Foi muito simples, é um processo que não precisou mudar o nosso fluxo. Não tivemos que fazer nenhuma adequação de sistemas pra isso, então a utilização da Alice se encaixou no nosso processo de uma forma muito simples. Foi fácil das pessoas envolvidas no processo utilizarem, não precisou desenvolver nenhuma nova habilidade pra isso. É de simples utilização.”

Caren Jacques, Assessora do Risco de Crédito Sicredi Pioneira RS

Nossa equipe dá todo o suporte necessário, de maneira personalizada e imediata.

O suporte, a assistência que vocês nos prestam também é com uma metodologia que facilita todo esse processo. E todo processo de implantação também foi ágil e facilitado. Os suportes são ágeis também.

Eu acho que essa é uma parte que agiliza todo o processo, porque vai ter dias que a gente vai precisar de um suporte, e ele funciona. Então isso é o legal. Ter agilidade, ter o retorno rápido, a curadoria que funciona, a parte que se combina e funciona, o que a gente entende como melhoria e que vem como melhoria no tempo combinado.

Caren Jacques, Assessora do Risco de Crédito Sicredi Pioneira RS

Os ciclos de relacionamento que a Itera tem tido com os clientes são relacionamentos de confiança, de consultoria, para que possamos levar ao cliente tranquilidade durante a adoção de uma ferramenta.

Acho que a inovação é isso. Tem que estar todo mundo predisposto a encarar algo novo, algo que realmente não foi percorrido ainda. E que nessa caminhada acontece isso, acontecem desafios, há pedras no meio do caminho que a gente tem que superar. Que bom que a gente conseguiu evoluir todos esses pontos e estamos hoje aqui parceiros.

Então acho que isso é muito bacana e está dentro do plano estratégico da Sicredi Pioneira RS, essa questão da apoiar iniciativas de inovação, esse ecossistema que está inserido em muitas startups. A gente quer estar dentro disso tudo.

Marcus Pinheiro, gerente de crédito da Sicredi Pioneira RS


As informações desse post foram extraídas dos seguintes vídeos com cenas da entrevista que nosso CEO, Marco Antonio, realizou com Caren Jacques, assessora de ciclo de crédito e Marcus Pinheiro, gerente de crédito da Sicredi Pioneira RS:


Aproveite para ver outros trechos desse bate-papo: