Contexto do Case:

Inteligência Artificial para BackOffice é sinônimo de transformação digital, automatizar os processos internos de uma empresa pode reduzir custos, gerar mais lucro e tornar o processo todo mais eficiênte. Portanto, o processo de análise documental para decisões de crédito é um processo manual de validação que demanda muita força laboral para ser realizado. Ao cadastrar algum usuário em seu sistema, o colaborador faz todo o processo manualmente, verificando os documentos, se estavam completos e se eram legíveis. Contudo, esse processo é demorado, gerando frustrações nos clientes que esperam por um processo ágil de aprovação documental. Os funcionários gastavam muito tempo realizando as análises documentais, ao mesmo tempo em que os clientes tinham que esperar muito tempo para terem seus documentos aprovados. 

Principais Dificuldades:

  • Grande número de documentos para serem analisados;
  • Processo de análise demorado e passível de erros;
  • Quando um documento não é aceito, o processo se prolonga muito tempo até que o usuário consiga enviar o documento novamente e ser aprovado;
  • Frustração dos clientes durante o processo de análise.

A Solução Desenvolvida:

Utilizar Inteligência Artificial para BackOffice e na automação do processo cognitivo de validação documental (completude e legibilidade). Além disso, utilizando reconhecimento ótico de caracteres (OCR) é possível reconhecer dados em imagens. Dessa forma, ALICE analisava os arquivos de documentos, extraindo as informações, e classificando os documentos de acordo com um checklist criado. Além disso, ALICE apontava classificações quanto a qualidade do documento, se era legível ou não. Assim, de maneira automática e quase instantânea, o responsável pelo setor recebe a classificação da ALICE e pode entrar em contato com o cliente, de forma eficaz, solicitando o envio de novos documentos quando necessário, ou aprovando a análise.

Resultados do Case:

  • Quantidade de dados analisados: 7 milhões de documentos;
  • Tempo médio de análise: 30 segundos por documento.

Acurácia da ALICE:

  • 3º mês: 89% de acerto nas análises.

Oportunidades Geradas:

  • Padronização nas análises documentais;
  • Redução de 80% em média no tempo gasto por análise;
  • Melhoria da experiência do usuário;
  • Redução de custos no processo de análise documental.