A ANÁLISE DE CRÉDITO HOJE É LENTA, MANUAL E BUROCRÁTICA.

Dentro da análise de crédito, uma das tarefas que demanda muito tempo é a análise de balanços patrimoniais e DRE. Esses documentos não possuem um padrão, sendo assim, podem ocorrer em diversos formatos diferentes, sendo necessário fazer a análise manualmente. Cada análise leva cerca de 50 minutos, onde o responsável irá analisar o documento linha a linha, retirando dele as informações necessárias, passando os valores para uma planilha para poder concluir a análise de crédito. Além de ser um processo demorado, erros podem ocorrer durante a análise, um único número digitado errado pode comprometer toda a análise. O processo manual demanda dos funcionários a maior parte do tempo, enquanto eles deveriam focar na análise em si, passam a maior parte do tempo planilhando dados contábeis.

DORES DETECTADAS

  • Grande quantidade de dados não estruturados em diversos formatos, estilos, planos de contas, padrões;
  • Tempo média de análise muito alto;
  • Alto custo com a operação;
  • Análises passíveis a erros humanos.

A ITERA AUMENTOU EM 50% A EFICIÊNCIA DE EXTRAÇÃO DE DADOS.

A Itera desenvolveu um modelo na Plataforma ALICE para realizar a leitura de documentos e extrair dados específicos. Utilizando OCR proprietário otimizado para o contexto financeiro, a ALICE é capaz de identificar o conteúdo de campos em formulários e dentro de tabelas, encontrando automaticamente a localização das tabelas de Ativos, Passivos e DRE. Aplicando técnicas de Machine Learning, a solução da Itera foi capaz de ler todos os formatos de documento e extrair automaticamente cada dado para a planilha de análise utilizada no cotidiano da operação.

Além disso, uma camada de inteligência foi inserida para contemplar a intepretação contextual dos dados e a análise lógica horizontal/vertical das linhas do demonstrativo financeiro. Isso permitiu que a ALICE compreendesse o significado de centenas de termos utilizados para representar mesmos conceitos contábeis e distribuísse em totalizadores conforme a necessidade da análise. Nessa etapa, a ALICE foi capaz de estruturar os dados automaticamente em plano de contas pré-estabelecidos facilmente na ferramenta pelo usuário. O tempo médio de uma leitura dura em torno de 7 minutos, e a ALICE pode ser instanciada quantas vezes for necessário, sendo capaz de fazer inúmeras análises de uma só vez, agilizando toda a operação de crédito.

RESULTADOS OBTIDOS

  • Quantidade de dados analisados: 30 mil documentos;
  • Tempo médio de análise: 7 minutos;
  • Acurácia da ALICE
    • 1º mês: 35% de acerto nas classificações;
    • 2º mês: 73% de acerto nas classificações;
    • 3º mês: 85% de acerto nas classificações.

Agende uma reunião com a equipe de especialistas da Itera e receba uma demonstração de nossa solução ao vivo.