Utilizar Inteligência Artificial em vendas vai além de automatizar as tarefas de um vendedor. Quando se trata de grande quantidade de dados, equipes inteiras não conseguem tratar todos esses dados e obter insights assertivos deles.

A automação de trabalhos cognitivos é essencial para o crescimento dos negócios. Tarefas manuais que demandam muito tempo dos colaboradores deverão ser automatizadas para que a equipe possa destinar o esforço em tarefas mais objetivas e assertivas.

Com os desafios em tempos de crise, chegou o momento de aprendermos a trabalhar com Inteligência Artificial, usando-a de modo eficiente para ajudar com os problemas diários. Analisando os resultados de empresas que utilizam IA em sua rotina de execuções fica claro que é possível vender mais e reter mais clientes. Entender o comportamento de leads é essencial para evitar gastos desnecessários em marketing e gerar campanhas mais assertivas. 

Identificando padrões de comportamento de Leads com IA

Uma das análises mais difíceis de fazer é traçar um perfil do consumidor ou entender o momento de vida em que ele está quando se tem uma grande quantidade de dados de muitos consumidores. Um dos principais desafios da área de marketing é o alto custo de suas campanhas e a baixa assertividade delas. Isso acontece quando abordagens são feitas de forma arbitrária, sem compreender o momento de vida daquele lead. 

Com IA é possível analisar padrões de comportamento de leads e segmentar melhor sua base, de acordo com seus interesses, classificando os leads que possam ter maior afinidade com determinado produto ou serviço. Dessa forma é possível investir em abordagens como cold mails de forma mais assertiva gerando melhores resultados, conseguindo prever quais leads estarão mais propensos a engajar em determinadas campanhas.

Machine Learning e Costumer Experience 

Existe uma técnica de IA chamada análise de sentimento. É uma técnica utilizada quando se tem grandes quantidades de informações, por exemplo, uma grande empresa quer entender melhor a relação que possui com seus clientes nas redes sociais. Essa análise seria impossível de ser feita manualmente, mas utilizando IA é possível treinar a máquina para que ela vá aprendendo a identificar padrões de comportamento, como por exemplo, diagnosticar se um comentário é positivo ou não. 

Essa capacidade de reconhecimento de texto pode também ser utilizada em outros canais como e-mails e ouvidoria.

Melhorando o Atendimento ao Consumidor com Inteligência Artificial

Grandes empresas com grandes quantidades de clientes costumam ter problemas em gerenciar seus canais de atendimento ao consumidor. Geralmente, um atendente registra a reclamação e a envia para o setor responsável. Se ocorre um erro nessa classificação, o cliente não tem seu problema resolvido em tempo hábil, gerando frustrações e atritos.

Utilizar IA na classificação é a melhor forma de padronizar esse processo. Enquanto um atendente pode classificar demandas de formas distintas, usando IA é possível reduzir os erros de classificação e reduzir o tempo na resolução de problemas, melhorando significativamente a experiência do usuário. 

As infinitas possibilidades de usar IA em Vendas

As possibilidades de uso de Inteligência Artificial em vendas são inúmeras. Buscar por soluções personalizadas de IA é uma grande vantagem para empresas que possuem demandas que não se enquadram nas soluções ofertadas no mercado. O uso de IA nos processos empresariais passou a ser essencial devido aos atuais desafios que temos.

O uso de Inteligência Artificial no Brasil surgiu para mudar o cenário das vendas atuais, sendo excelente para a empresa, ideal para os funcionários e melhor ainda para os clientes. Nessa nova era de transformação digital temos a necessidade cada vez maior de transformar grandes quantidades de dados em informações.