O programa IA Factory é uma parceria do Sebrae-SP e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) criada para fomentar a criação de negócios para empresas inovadoras que desenvolvem Inteligência Artificial no Brasil.

Com esse propósito, o programa vai selecionar e acompanhar o crescimento de 30 empresas que utilizam essa tecnologia em produtos já em operação no mercado.

Há 12 anos a Itera desenvolve soluções inovadoras de software para transformação digital de negócios, trazendo melhorias operacionais, compartilhamento de riscos e garantindo a integridade dos dados de nossos parceiros. Nossa tecnologia conta com o investimento da Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino do Estado de São Paulo (FAPESP) em 5 anos de desenvolvimento contínuo da plataforma.

Como funciona o IA Factory?

O IA Factory é uma iniciativa do CRIE – CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA do Sebrae-SP direcionada para a criação de uma rede de negócios inovadores que utilizam tecnologias baseadas em Machine Learning Inteligência Artificial (IA).

Nessa primeira edição, o Sebrae-SP vai selecionar 30 startups sediadas no Estado de São Paulo que tenham produtos em operação no mercado. O projeto conta com mentoria de experts nos setores de inovação e tecnologia. Para tal, o Sebrae-SP oferece acompanhamento de profissionais de grandes empresas como Ambev, B3, Bossanova, DASA, brMalls, Wayra Telefonica, Grupo Laureate, EDP, entre outras.

Dessa forma, o IA Factory pretende estimular a geração de novos negócios para empresas inovadoras brasileiras, aumentando as conexões de soluções com tecnologia de ponta e grandes empresas. Além disso, a iniciativa abre espaço para a colaboração entre os fundadores propiciando o acesso a investimentos qualificados. 

Um dos diferenciais do programa é a participação do IPT, que coordenará mentorias coletivas com rede de experts em Inteligência Artificial ligados ao Programa IPT Open, apoiando o desenvolvimento de produtos baseados em tecnologias complexas. 

Porquê investir em Inteligência Artificial?

Solange Rezende, Itera Tech Advisor

Segundo matéria do Startupi, essa é a primeira iniciativa do Sebrae de desenvolver um projeto voltado para Inteligência Artificial e estamos muito orgulhosos em fazer parte disso. O programa IA Factory pré-selecionou a Itera para fazer parte como uma das empresas inovadoras que desenvolvem Inteligência Artificial no Brasil. O programa é fruto da parceria do Sebrae-SP e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e fomenta o investimento em tecnologias nacionais.

Nesse sentido, sabemos da importância do desenvolvimento de novas tecnologias para o crescimento econômico brasileiro. De acordo com o relatório de 2018 do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID), economias que investem em Inteligência Artificial obtêm uma taxa de crescimento do PIB 25% maior, em média, considerando os ganhos de produtividade decorrentes do foco em tarefas de maior valor agregado.

A Itera desenvolve projetos de aumento de produtividade para diferentes mercados, como o mercado financeiro, por exemplo. Nossas pesquisas apontam um ganho estimado de 100% em eficiência na extração e estruturação de dados de balanços para a análise de risco de crédito por meio da nossa plataforma Alice Balanço.

Como a Alice aumenta a eficiência da análise de crédito?

A automação da análise de crédito já faz parte do cotidiano das instituições financeiras, principalmente na etapa de coleta e leitura das informações. Por isso, com o aumento da demanda por crédito, torna-se essencial usar tecnologia para gerar mais produtividade.

Isso acontece quando a Inteligência Artificial atua como uma camada extra de inteligência na organização. Dessa maneira, as funções cognitivas que demandam mais tempo se mostram mais produtivas com a interpretação das informações sugeridas por uma máquina de IA. Nossa máquina se chama Alice.

O maior desafio é a interpretação de dados não estruturados.

Muitos documentos usados no Brasil são cópias ou digitalizações e, além disso, existem diversos formatos de demonstrativos contábeis no mercado: auditados, não auditados e aqueles feitos com diferentes variações por parte da contabilidade. Dessa forma, a informação não tem estrutura padronizada. E ainda, muitas vezes dados importantes estão em textos corridos ou tabelas específicas.Um dos grandes desafios da transformação digital acontece quando a informação nem sempre se encontra estruturada e pronta para automação. Muitos documentos usados no Brasil são cópias ou digitalizações cuja informação não tem estrutura padronizada. Além disso, dados importantes estão em textos corridos ou tabelas específicas.

Nesse sentido, é necessário capacitar a equipe de modo assertivo para que estejam dispostos e saibam buscar as informações certas com muita produtividade. Quando não se tem disponível esse tipo de equipe, os resultados são onerados e, consequentemente há prejuízo na eficiência da análise de crédito.

Na ausência de uma equipe produtiva, o processo é ainda mais lento. Quanto mais tempo gasto nesse processo manual, mais tempo acaba sendo desperdiçado com ações que poderiam ser automatizadas. Com isso, nem sempre a instituição financeira cede crédito com agilidade.

Nossa solução apoia equipes produtivas com uma camada de inteligência.

Nossa plataforma extrai e compreende informações de balanços patrimoniais e balancetes oriundos dos sistemas internos das instituições financeiras. Esses dados são enviados para os sistemas internos da organização e a análise é feita rapidamente por um analista de crédito.

A Alice Balanço reconhece todos os formatos de balanço patrimonial em Português e auxilia os analistas de crédito a aumentarem produtividade focando em tarefas de maior valor agregado.

A análise que antes era manual da extração e compreensão das linhas de contas abre lugar para análise de indicadores e entendimento qualitativo do risco de crédito, por exemplo. Com a Alice realizando parte do processo, compartilhamos o risco do crescimento, possibilitamos mais escalabilidade na operação de risco de crédito e os dados ficam em um lugar seguro, possibilitando extração de valor no médio prazo.

Em resumo, a solução permite que equipes utilizem de forma inteligente o tempo para trabalhar com o que de fato faz sentido para a capacidade cognitiva humana.

Veja mais sobre Alice Balanço, nossa solução para produtividade na análise de crédito.