Entendemos bem os desafios para aumentar a carteira de crédito, e desenvolvemos uma tecnologia que pode te ajudar a escalar seu processo de Análise de Risco de Crédito.

A Alice Balanço é uma solução inteligente de planilhamento automatizado de balanços contábeis, treinada com milhares de documentos reais e otimizada para o português. Com ela, você consegue liberar em até 33% o tempo do seu analista, permitindo-o focar na Análise Crítica de Crédito.

Nossa ferramenta te ajuda a reduzir risco nas análises, encurtando o tempo consumido no ciclo de Crédito e permitindo aumentar a quantidade e a qualidade das análises. E para completar, garantimos a qualidade no planilhamento e armazenamos os históricos.

Abaixo elencamos as principais funcionalidades que encontrará em nossa plataforma, bem como uma demonstração feita por nosso Gestor de Operações, Fabio Pelakoski.


FUNCIONALIDADES DA PLATAFORMA

1. Planilhamento automático de demonstrativos

1.1. Oferece suporte a diversos documentos empresariais do tipo: Balanços, balancetes e DREs:

1.1.1. Documentos auditados ou não;

1.1.2. Documentos publicados em jornais ou na CVM;

1.1.3. Documentos nato digitais, escaneados ou fotografias;

1.1.4. Documentos no idioma Português-BR em padrão contábil BRGAAP ou não (em breve para outros idiomas e para o padrão USGAAP);

1.1.5. Documentos de uma ou várias páginas.

1.2. Padronização e extração automática de tabelas e campos nos documentos:

1.2.1. Ativo, Passivo, DRE;

1.2.2. Fluxo de Caixa é derivado diretamente na planilha de saída;

1.2.3. Campos são automaticamente mapeados para grupos de contas específicos:

  • 1.2.3.1. Ativo: Circulante, Não-Circulante e Permanente;
  • 1.2.3.2. Passivo: Circulante, não-circulante, Patrimônio líquido;
  • 1.2.3.3. DRE: Receita operacional, Custos, Receitas e Despesas Operacionais, Receitas e Despesas Não Operacionais, Imposto de Renda e Contribuição Social, Resultado do Exercício.

1.2.4. Planos de contas customizados

  • 1.2.4.1. Crie um ou mais modelos de planos de contas
  • 1.2.4.2. Indique rapidamente quais contas serão somadas (De → Para)
  • 1.2.4.3. Adicione nomenclaturas específicas e conecte a dados dos documentos
  • 1.2.4.4. Adicionar indicadores personalizados

1.2.5. Exportação dos dados extraídos:

  • 1.2.5.1. Formato de planilha do Excel no template de planilhamento da empresa
  • 1.2.5.2. Gerencie um ou mais templates para exportação de planos de contas
Na imagem acima vemos os dados exportados diretamente da plataforma para o template do Excel da Itera. Você incluir vários templates personalizados e escolher o que preferir para exportar. Assim você consegue ter a visualização dos dados do jeito que está acostumado.

1.3. Ferramenta de fácil manuseio (user friendly)

1.3.1. Interface limpa (clean);

1.3.2. Ambiente web (não necessita de instalação de software);

1.3.3. Plataforma Cloud (não necessita de servidor);

1.3.4 Navegação intuitiva com foco no uso para o analista;

1.4. Tecnologia inteligente de reconhecimento de texto:

1.4.1. Acurácia média acima de 95%

1.4.2. Alinhamento automático dos documentos para melhor acurácia na extração

1.4.3. Indicador de confiança para os itens extraídos

1.5. Estruturação e classificação automática dos dados:

1.5.1. Balanços do tipo controladora e consolidado

1.5.2. Classificação das contas em subseções (ex.: ativo circulante, ativo não circulante – LP etc.).

1.5.3. Identificação de totalizadores e contas filhos

2. Interface otimizada para o uso do analista

2.1. Upload de documentos:

2.1.1. Carregue seus próprios documentos;

2.1.2. Busque e importe de documentos diretamente do Diário Oficial e CVM

2.2 Manipulação fácil de campos:

2.2.1. Adicione, edite e remova itens rapidamente;

2.2.2. Ferramentas úteis para manipular vários elementos;

2.2.3. Base com centenas de termos comumente utilizados;

2.2.4. Importe tabelas e contas rapidamente;

2.2.5. Consolide campos e documentos;

2.3. Gerenciamento fácil dos documentos e fluxo da informação:

2.3.1. Aprove e rejeite documentos

2.3.2. Priorize a ordem processamento de balanços conforme a demanda

2.3.3. Busque rapidamente os documentos que precisa

  • 2.3.3.1. Encontre os documentos com facilidade utilizando os diversos filtros disponíveis

2.3.4. Visualize os documentos por lotes para organizar seu fluxo de trabalho

2.3.5. Visualize todos os seus documentos em uma visão consolidada por anos

2.4. Checklist e validação da consistência dos dados em tempo real:

2.4.1. Indicadores visuais de possíveis inconsistências -Informações textuais que auxiliam na resolução de inconsistências

2.5. Gerenciamento fácil por grupos de empresas

2.5.1. Crie grupos econômicos com sua base de empresas

2.5.2. Consolide vários balanços de forma personalizada (visões)

2.5.3. Faça ajustes nos agrupamentos

2.6. Gerenciamento de análise de risco

2.6.1. Exporte os balanços consolidados direto para sua planilha do Excel

2.6.2. Visualize os dados da forma que você já está acostumado


3. Interface para gestão dos documentos e analistas

3.1. Dashboard

3.1.1. Acompanhe o desempenho do processo de planilhamento:

  • 3.1.1.1. Vários gráficos e indicadores que mostram a performance do time de planilhamento
  • 3.1.1.2. Compare os indicadores por período

Assista nossa DEMO-GUIADA e entenda mais da plataforma:

Já é nosso cliente e precisa de ajuda com algo na plataforma? Ou está interessado em contratar nosso serviços?

Fale com um de nossos especialistas! Temos um time extremamente habilidoso e competente pronto para te atender. 🙂

Fique ligado por aqui para saber as mais novas novidades da Alice Balanço, e até mais!