Aprenda a vender mais usando inteligência artificial. Utilizar Inteligência Artificial em vendas vai além de automatizar as tarefas de um vendedor. Quando se trata de grande quantidade de dados, equipes inteiras não conseguem tratar todos esses dados e obter insights assertivos deles.

A automação de trabalhos cognitivos é essencial para o crescimento dos negócios. Tarefas manuais que demandam muito tempo dos colaboradores deverão ser automatizadas para que a equipe possa destinar o esforço em tarefas mais objetivas e assertivas.

Com os desafios em tempos de crise, chegou o momento de aprendermos a trabalhar com Inteligência Artificial, usando-a de modo eficiente para ajudar com os problemas diários. Analisando os resultados de empresas que utilizam IA em sua rotina de execuções fica claro que é possível vender mais e reter mais clientes. Entender o comportamento de leads é essencial para evitar gastos desnecessários em marketing e gerar campanhas mais assertivas. 

Identificando padrões de comportamento de Leads com IA

Uma das análises mais difíceis de fazer é traçar um perfil do consumidor ou entender o momento de vida em que ele está quando se tem uma grande quantidade de dados de muitos consumidores. Um dos principais desafios da área de marketing é o alto custo de suas campanhas e a baixa assertividade delas. Isso acontece quando abordagens são feitas de forma arbitrária, sem compreender o momento de vida daquele lead. 

Com IA é possível analisar padrões de comportamento de leads e segmentar melhor sua base, de acordo com seus interesses, classificando os leads que possam ter maior afinidade com determinado produto ou serviço. Dessa forma é possível investir em abordagens como cold mails de forma mais assertiva gerando melhores resultados, conseguindo prever quais leads estarão mais propensos a engajar em determinadas campanhas.

Machine Learning e Costumer Experience 

Existe uma técnica de IA chamada análise de sentimento. É uma técnica utilizada quando se tem grandes quantidades de informações, por exemplo, uma grande empresa quer entender melhor a relação que possui com seus clientes nas redes sociais. Essa análise seria impossível de ser feita manualmente, mas utilizando IA é possível treinar a máquina para que ela vá aprendendo a identificar padrões de comportamento, como por exemplo, diagnosticar se um comentário é positivo ou não. 

Essa capacidade de reconhecimento de texto pode também ser utilizada em outros canais como e-mails e ouvidoria.

Melhorando o Atendimento ao Consumidor com Inteligência Artificial

Grandes empresas com grandes quantidades de clientes costumam ter problemas em gerenciar seus canais de atendimento ao consumidor. Geralmente, um atendente registra a reclamação e a envia para o setor responsável. Se ocorre um erro nessa classificação, o cliente não tem seu problema resolvido em tempo hábil, gerando frustrações e atritos.

Utilizar IA na classificação é a melhor forma de padronizar esse processo. Enquanto um atendente pode classificar demandas de formas distintas, usando IA é possível reduzir os erros de classificação e reduzir o tempo na resolução de problemas. Portanto, melhorando significativamente a experiência do usuário. 

Como vender mais Usando Inteligência Artificial

Vender mais usando inteligência artificial tem inúmeras possibilidades. Buscar por soluções personalizadas de IA é uma grande vantagem para empresas que possuem demandas que não se enquadram nas soluções ofertadas no mercado. O uso de IA nos processos empresariais passou a ser essencial devido aos atuais desafios que temos.

O uso de Inteligência Artificial no Brasil surgiu para mudar o cenário das vendas atuais, sendo excelente para a empresa, ideal para os funcionários e melhor ainda para os clientes. Nessa nova era de transformação digital temos a necessidade cada vez maior de transformar grandes quantidades de dados em informações.